Dossiê «História e Ensino. Teorias e metodologias»
Sumário
Editorial Hernán Ramiro Ramírez 663-665
Apresentação Maria de Fátima Cunha 669-672 Autor Convidado
Pensando a paz entre as guerras: o lugar do ensino de história nas relações exteriores Resumo PDF Juçara Luzia Leite 677-699 Dossiê
Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil Resumo PDF Crislane Barbosa Azevedo, Maria Inês Sucupira Stamatto 703-728
A construção do pensar histórico: questões da formação histórica no Ensino Resumo PDF Claudia Moraes Souza 729-742
História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história Resumo PDF Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo 743-758
Os saberes da história: elementos para um currículo escolar contemporâneo Resumo PDF Ricardo de Aguiar Pacheco 759-776
Educar a la lectura. Educar en la lectura: Unas calas en la obra docente de Camila Henríquez Ureña Resumo PDF Fátima Rodríguez, Carla Fernandes 777-794
El instrumentalismo de Dewey y la educación en derechos humanos (EDH). Una propuesta pedagógica para abordar la problemática de la violencia escolar a partir de la noción de la experiencia educativa Resumo PDF Mónica Beatriz Fernández 795-821
Pensar bem através da assimilação e contextualização de conceitos: uma proposta para o ensino de história na atualidade Resumo PDF André Wagner Rodrigues 823-835
O discurso histórico presente no livro didático: uma abordagem ideológica e historiográfica Resumo PDF Natalia Aparecida Tiezzi Martins dos Santos, Dolores Pereira Ribeiro Coutinho 837-856
A importância da temática de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas Resumo PDF Juliana Souza Krauss, Julio César da Rosa 857-878
A Escravidão em sala de aula: a desvitimização de cativos como humanização das populações de origem africana Resumo PDF Willian Robson Soares Lucindo 879-897
Jóvenes, educación y el desafío de convivir con la diversidad cultural y la desigualdad socioeconómica en América Latina Resumo PDF Pablo Christian Aparicio 899-924
Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes Resumo PDF Cristiani Bereta Silva 925-946
Educación y Democracia en Córdoba / Argentina. Las “huellas” de la tradición reformista en el discurso educativo provincial Resumo PDF Juan Pablo Abratte 947-973
La formación del profesor de historia en la universidad argentina. La creciente distancia entre investigación/ docencia y teoría/ práctica Resumo PDF Mariela Alejandra Coudannes Aguirre 975-990
La enseñanza primaria en el marco del Estado de Bienestar: los planes de obras y la expansión de los servicios educativos en dos municipios de Mendoza/Argentina (1946-1955) Resumo PDF Ivana Hirschegger 991-1021 Artigos
Rompendo paradigmas através da luta: a greve das/os tecelãs/ões em setembro de 1919 (Salvador-Bahia) Resumo PDF Vanessa Cristina Santos Matos 1025-1046
Hacer crecer un niño (Mitã ñemongakuaa): el cuidado de la salud de los niños y las transformaciones en el Mbya reko Resumo PDF Carolina Remorini 1047-1076
Los conceptos de raza y nación en perspectiva histórica. Sus influencias en el surgimiento del nacionalismo israelí Resumo PDF Martín Alejandro Martinelli 1077-1093 Primeiros Passos
O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador Resumo PDF Érica da Silva Xavier 1097-1112 Notas de Pesquisas
A interpretação na história: um depoimento sobre a experiência de pesquisa acerca do Integralismo Resumo PDF Giselda Brito Silva 1115-1131 Análises Bibliográficas
La construcción de un sentido común sobre la “derecha peronista” de los años ’70 Resumo PDF Juan Luis Carnagui 1135-1154 Resenhas
Peter Linebaugh e Marcus Rediker. A hidra de muitas cabeças: marinheiros, escravos, plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário Resumo PDF Martín Pedro González 1157-1166
Niels Brügger (ed.). Web History Resumo PDF Nicolás Quiroga 1167-1173 Resumos de Dissertações
O imaginário em traços: progresso, modernização e cultura de consumo no cartum Amigo da Onça (1956-1961) Ana Flávia Dias Zammataro 1177-1178
Parque Municipal Arthur Thomas em Londrina–PR: conflitos políticos e socioambientais em um território de diversidade (1975-2009) Carlos Roberto Ballarotti 1179-1180
Fotografia e revolução: Tina Modotti e o México pós-revolucionário Fabiane Tais Muzardo 1181
Do terreiro ao púlpito – apropriação e ressignificação de elementos de crença das religiões afro-brasileiras pela liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-2010) Marco Antonio Barbosa 1183-1184
A produção do conhecimento histórico escolar mediada pelo uso da imagem fotográfica: o governo de Getúlio Vargas e a relação com a classe trabalhadora (1930-1945) Natalia Germano Gejão 1185-1186
Um inventário de fontes: as estampas e as artes mineiras entre os séculos XVIII-XIX Pedro Queirós Leite 1187-1188
Identidades e memória de imigrantes japoneses e descendentes em Londrina: 1930-1970 Priscila Martins Fernandes 1189-1190
Prazeres fraternais: o outro lado da cidade de Assis através dos processos criminais entre 1930 a 1964 Renan Saab Rodrigues Manaia 1191-1192
As práticas de poder nas igrejas-base da diocese de Apucarana (1968-1982) Ricardo Mendes 1193-1194
Notícias de Eventos e Livros 1197
Dados de edição